Pular para o conteúdo principal

black christian is beautiful

No domingo à noite, dia 20, fui convidado para acompanhar ao piano um grupo musical que me deixou com uma santa comoção, se posso dizer assim. Não apenas a qualidade das vozes chamou a atenção da congregação. Certamente, não poderia passar despercebida uma outra qualidade: todos os componentes eram negros. Reunido em pouco menos de duas semanas, os cantores não formavam um grupo oficial. Era apenas um “coral black” para aquela ocasião especial.

De pré-adolescentes até um casal de idosos, passando por jovens brasileiros e angolanos, o grupo cantou músicas tradicionais e contemporâneas com o empolgante estilo de cantar a que nos acostumamos. Eu estava embevecido pela qualidade musical e agradecido por estar participando de um momento no qual eu voltei a compreender o que significa “alegre reverência”. Ninguém rodopiou, nem fez gestos extravagantes nem palreou línguas incompreensíveis. Somente música apropriadamente feliz que nos deixou felizes. Vale dizer que a banda (com metais, baixo e percussão feita no teclado) contribuiu muito para o alto nível de festa espiritual.

Isso me fez lembrar de duas questões que nunca se calam: como se pode ter “alegre reverência” com uma banda? E, por que nossa experiência sacro-musical aceita a influência dos negros norte-americanos mas rejeita os estilos afro-brasileiros?

Vamos à primeira pergunta. Se há uma polêmica na qual não gosto de entrar é na velha questão da bateria na igreja. Prefiro falar de formas de adoração, e naquela noite de domingo aconteceu algo sublime, mas sem clima musical fúnebre, ocorreu algo festivo, mas sem frenesi. Houve palmas, não para acompanhar o ritmo da música, mas após algumas daquelas canções. Não tinha como não aplaudir uma anciã cantando o hino “Ao meu redor”, acompanhada de um backing vocal feito pela sua família.

Ah, mas e como fica o “culto racional”? Digo que a racionalidade estava ali controlando a emotividade. Senão fosse assim, iríamos saltar, rolar e gritar. O que não podemos é confundir emoção, do que também somos feitos, com ênfase permanente no emocionalismo, nem devemos achar que culto racional é ritual intelectualista.

À segunda questão: por que, para o louvor cristão, preferimos os estilos afro-americanos aos gêneros de raiz afro-brasileira? Traduzindo, por que aceitamos a black music cristã e recusamos o samba e o pagode?

Por conta da conversão em massa dos negros americanos ao protestantismo, ainda que muitos preferissem a liberdade cúltica do pentecostalismo, os temas da religiosidade de raiz africana não chegaram à música popular dos Estados Unidos. Os lugares, os deuses, os ritos, tudo isso foi suplantado no processo de conversão de escravos e ex-escravos. Por exemplo, os spirituals que falam de liberdade usam as histórias e personagens bíblicos, mas não clamam a nenhum deus das religiões africanas. Mesmo a música secular americana, seja o jazz, o soul ou o rythm and blues, se refere ao Deus cristão.

Já no Brasil, a religiosidade dos escravos foi assimilada tanto pelo culto oficial católico quanto pela música popular brasileira. Os símbolos e as entidades de matriz africana (Oxóssim, Iemanjá, Iansã) são descritos em muitas canções populares do mesmo modo que possuem paralelos com os santos do catolicismo romano. Além disso, o samba está vinculado ao Carnaval assim como o pagode está associado às festas regadas ao sensualismo e à cerveja, dois itens rechaçados pela virtude protestante, digamos assim.

No culto evangélico americano, as canções não possuem originalmente uma percussão sincopada como a do samba, por exemplo. Os ritmos afro-brasileiros têm acentuada animogenia (que é a capacidade que uma música tem de ser “dançável”), e a dança, principalmente a dança associada à axé-music ou ao carnaval, é outro elemento banido das igrejas.

O protestantismo e suas variantes tradicionais se opõem aos cultos considerados pagãos. Sendo assim, eventuais referências diretas ou indiretas (letras, estilos e modos de cantar) à cultura popular brasileira vão encontrar resistências no espaço da liturgia da igreja.

Não posso omitir um dos maiores crimes da humanidade, o preconceito. Pessoas de sangue e carne como qualquer outro, os negros foram submetidos aos flagelos da escravidão, humilhados e destituídos por muito tempo de sua dignidade humana, tendo sua cultura reprimida. De outro lado, o eurocentrismo, essa ideologia que concede à cultura europeia a exclusividade e superioridade musical.

Por fim, embora se diga com propriedade que a black music religiosa foi incorporada pela música pop (Ray Charles transformou um estilo gospel na soul music) e a música pop tenha influenciado as produções do black gospel (já nos anos 40 se dizia que o repertório gospel estava assimilando os modos de performance os estilos de arranjo da música secular), há que se considerar uma questão sociogeográfica: os grupos religiosos protestantes brasileiros estavam bem distantes das fronteiras onde aconteciam mudanças, renovações e interinfluências musicais americanas.

Assim, desconhecia-se a origem de uma música ou o que estava sendo feito de determinado estilo e importava mais o que os brasileiros estavam fazendo com ele. Algo semelhante aconteceu em relação ao repertório sacro de origem europeia, do qual as congregações só conheciam as histórias mais elegantes e honrosas dos compositores eruditos.

Essas são algumas respostas às perguntas que às vezes fazemos. Não há como esgotar o assunto ou esclarecer tudo nesse espaço. Mas garanto que se, como dizem, black is beautiful, black christian é mais beautiful. Pelo menos naquela noite de domingo.

Comentários

Mário Wilson. disse…
Oi Ouve um erro este comentário é pra esta materia aqui, por favor desconsidera aquele.

Mário Wilson. disse...
Olá Joêzer!
Tenho apreciado as tuas matérias e da forma que as articulas.Esta em especial me chamou a atenção, é bem verdade que existe uma cauterização por parte de alguns membros a respeito do louvor alegre ( sem frénesi e barulho).A minha visão de Deus é um Deus dinâmico e não estático, o ser humano tem sencibilidade emotiva... Jesus chorou. Estive numa apresentação de um grupo da igreja e no final ouvi reclamação por parte de alguem que dizia que houve falta de reverência no louvor, fiquei indgnado e disse pra essa pessoa ir em outras denominações e ver o que eles chamam de reverência q ela ia se escandalizar. Gosto de alegria no louvor, inovações salutares.
joêzer disse…
caro mário,
essa expressão que você usou é ótima: inovações salutares. é possível inovar buscando o que é apropriado e saudável para a congregação.
Unknown disse…
Queria te fazer um convite.
Como podemos trocar informações?
joêzer disse…
o contato pode ser por e-mail: joezer_7@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n