Pular para o conteúdo principal

II guerra mundial: 70 anos em 7 filmes

Quem tem mais de 30 anos aprendeu na escola que a II Guerra Mundial (1939-1945) foi uma guerra necessária que uniu as nações democráticas contra o nazi-fascismo, uma guerra cujos veteranos desfilam orgulhosamente nos dias cívicos, enfim, uma guerra justa do Bem contra o Mal. Claro que não foi só isso.

Na época, o cinema foi convocado a alistar-se como soldado-propaganda dos países aliados. Ao relembrar que a II Guerra teve seu início há 70 anos, relembro também 7 filmes, mesmo sabendo que essa guerra inspirou um número de filmes igual a setenta vezes sete. A seguir, um recorte temático com os filmes escolhidos:

A propaganda de guerra

Rosa da Esperança (1942) é um melodrama elegante sobre uma família inglesa aprendendo a conviver com a guerra. Seus personagens, em especial a matriarca, Sra. Miniver, enfrentam suas perdas com altiva perseverança, comovendo o público e levando-o a encampar o esforço de guerra. Até o presidente Franklin Roosevelt, percebendo a força da propaganda, pediu para o que lançamento do filme fosse antecipado. Filme correlato: Sargento York (1941), embora biografasse um herói da I Guerra, a combinação de virtudes morais e conflito bélico atendia aos anseios de defesa da liberdade.

A contrapropaganda

Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946): um ano após o fim da guerra, Roliúdi contabilizava os ganhos – filmes de guerra eram sucesso garantido -, mas já relacionava os danos. Enquanto os EUA oficialmente comemoravam o triunfo militar, esse filme retratava um período conturbado da vida dos recém-chegados da guerra: o reajustamento à vida comum - oficiais que têm comandar uma casa e não mais um exército, soldados vitimados pela amputação. Com honestidade e maturidade, o filme toca em seqüelas psicológicas e sociais que a sociedade ufanista teimava em esconder. Pra completar, esse filme é do mesmo diretor de Rosa da Esperança, o grande William Wyler, capaz de variar a mensagem com o toque certo.

As mentiras da guerra

Katyn (2007) também é o nome da floresta onde quinze mil oficiais poloneses foram enterrados quando a guerra mal começara. Durante décadas, o governo da extinta União Soviética, que dominou a Polônia até os anos 80, creditou a autoria dessa chacina aos nazistas. No entanto, a verdade assombrosa era que os soviéticos tinham sido os reais autores do crime. O diretor Andrzej Wajda, cujo pai foi assassinado naquela floresta, reconstitui a história com sobriedade e rigor técnico desde o início das tragédias familiares até o final devastador. Aqui, imagens do massacre.

As verdades da guerra

A Conquista da Honra (2006): O confronto mundial tinha estratégias heróicas e retiradas fragorosas. Mas tinha também muita encenação. Se todas as mídias foram alistadas no esforço de guerra, a imprensa era peça-chave para manter bem alto a moral das tropas. O cineasta Clint Eastwood desmistifica uma imagem publicitária que por muito tempo incentivou o ufanismo bélico: a bandeira norte-americana erguida por soldados no topo de uma montanha. A bandeira, querido símbolo da terra, é vista como uma idealização falsificada que serve a propósitos comerciais e políticos, que vende jornais e garante cargos. Uma cena: a reconstituição fake do levantamento heróico da bandeira encenada num estádio para milhares de pessoas.

O homem que começou tudo

A Queda – Os últimos dias de Hitler (2004): na verdade, Hitler foi o estopim de uma situação sociopolítica humilhante criada pelos vencedores da I Guerra Mundial (1914-1918) que deixou a Alemanha subjugada nos campos econômico, político e militar. Nesse cenário propício para o aparecimento de um ditador investido de promessas tão radicais quanto messiânicas, Hitler ascendeu ao poder com imenso apoio público. O próprio cinema alemão encarregou-se de corporificá-lo com doses de realismo que incomodou a muita gente por retratar Hitler como um homem, e não como o demônio racista e imperialista como sempre disseram. Filme correlato: O Grande Ditador (1940), em que Chaplin satiriza todos os ridículos tiranos, mais especialmente Hitler.

A resistência

Roma Cidade Aberta (1945) mostra uma cidade lutando contra o exército inimigo com as únicas armas que lhe restam: a solidariedade e a abnegação em prol da liberdade. Representada por uma mãe coragem, um padre defensor dos direitos e um jovem grupo de resistentes, a cidade italiana é pano de fundo também para uma revolução estética. Com parcos recursos, atores não-profissionais e uma câmera movimentada, o filme inaugurou o neorrealismo, em que a simplicidade técnica estava a serviço da denúncia das mazelas sociais. Filme correlato: Ladrões de Bicicleta (1949) é o lado mais sentimental da revolução neorrealista.

De quem é a culpa?

O documentário francês Noite e Neblina (1955) foi o primeiro filme a enfocar o Holocausto. Utilizando imagens de arquivo que registraram as atrocidades nazistas contra os judeus, o diretor Alain Resnais alterna essas cenas absurdamente cruéis com imagens dos crematórios e campos de concentração, alterna o preto-e-branco de corpos jogados em covas coletivas com imagens coloridas das câmaras de gás vazias. O diretor procura os oficiais nazistas que perpetraram tamanho horror e ouve a mesma resposta deles: “Não sou o responsável”. Mas então, de quem é a culpa? Com apenas 32 minutos de duração, sem fotografia edulcorada, sem música lacrimogênea, esse filme deixa na mente a indignação e, principalmente, a avaliação de que um grupo social pode ser vitimado por meio do poder político e com a cumplicidade da maioria da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n