Pular para o conteúdo principal

música ruim é sempre a dos outros

Você pode ter dúvidas existenciais hamletianas ou não saber diferenciar um triângulo isósceles de um escaleno. Mas de uma coisa você tem plena ciência: todo mundo sabe o que é uma música boa e o que é uma música ruim.

Sem citar nomes nem canções, para não incorrer em injustiças, música boa é aquela que você e eu escutamos. Música ruim é aquela que toca na festa do vizinho ou aquela que o mancebo do carro com o porta-malas aberto escuta.

Pior do que uma música ruim é uma música chata. Provavelmente o que define o grau de chatice de uma música é a sua repetição ad infinitum. Nesse caso, mesmo sua obra-prima predileta fica insuportável e aí pode ser Pixinguinha (alguém ainda aguenta os versos "Meu coração não sei por que...") ou Beethoven (viu no que transformaram a Pour Elise?). Agora imagine uma música ruim repetida mil vezes em mil celulares no ônibus. A repetição se torna ad nauseam.

O site Retrocrush fez uma pesquisa com cerca de 4 mil pessoas nos Estados Unidos para saber quais as canções mais chatas de todos os tempos. Entre as vencedores, se podemos chamá-las assim, estão a abertura de um programa infantil (é a de nº 2 e não faço ideia de como ela entrou nesse indigno rol. Eu a substituiria tranquilamente pelo tema de ano novo da Globo); a canção (nº 4) que tornou conhecida uma coreografia cuja noção do ridículo só encontraria equivalência na tal dança do quadrado; e a canção romântica do Titanic (nº 5), para afundar com qualquer paixão. 

1 – Who let the dogs out, de Baha Men 
2 – I love you, do programa infantil Barney 
3 – You’re beautiful, de James Blunt 
4 – Macarena, de Los del Rio 
5 – My heart will go on, de Celine Dion 

Não posso sair por aí chamando de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto. Não fica bem pra um pesquisador imparcial. Mas a canção mais insuportável de uma lista que eu não suportaria fazer tem o refrão "And I e I-I-I e I-I-I-I-I will always love you-u-u-u-u-u-u" no xarope de Whitney Houston. Certamente você também não comprou os cds com essas desgraças sonoras. Então, como é que a gente sabe que elas são chatas? É que a música é traiçoeira e se aproveita do fato de que ninguém consegue fechar as orelhas. Ou como diz Millôr, a música é a única forma de arte que nos ataca pelas costas.

Comentários

Victor Meira disse…
Cara, os aforismos do Millôr não erram, acertam na testa, sempre.

Haha, bom post. Cabei de voltar de uma semana sofrida musicalmente com os amigos na praia. O rolê também me impulsionou a escrever sobre isso lá no Maná. Dá uma olhada, Joezer:

http://manazinabre.blogspot.com/2011/01/funk.html

Cara, se pá minha lista ia ser tão grande que eu nem ouso começar, haha. Acho muito sofrivel quase tudo que toca em rádio ou na maioria das baladas. Dureza. E tem TANTA coisa boa, cara, TANTA. Dá pra descobrir cem bandas mindblowing todos os dias.

Laiá.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n