Pular para o conteúdo principal

a voz na música sacra

O que a performance vocal secular tem a ver com a música cristã contemporânea?

Tudo. Os cantores evangélicos não inventaram nenhum modo de cantar. Mesmo ao escolher o padrão de voz ideal para cantar determinado estilo musical, suas interpretações também estão calcadas quase inevitavelmente nas performances dos cantores seculares.

Se a influência vocal é inevitável, por outro lado temos que reconhecer que o artista cristão entra com suas particularidades vocais e interpretativas, moldando sua própria maneira de cantar. Embora todo mundo conheça alguém que faça cover gospel.  

A cantora Elis Regina é considerada um paradigma vocal. Entretanto, apesar da alta qualidade de muitas de suas interpretações, Elis não raro enveredava pelo caminho do canto expansivo/excessivo, “colocando” a lágrima e o riso na voz, teatralizando a canção, pois tudo convinha ao seu modo interpretativo quase sempre transbordante. Seria o oposto da interpretação mais arejada de cantoras como Nara Leão e, atualmente, Roberta Sá (MPB) ou Diana Krall (jazz).

O estilo Elis Regina de interpretação com toda aquela entrega performática representa aqueles intérpretes que tendem a “cantar vivendo a letra da música”.

As igrejas cristãs brasileiras não abdicaram dessa maneira de cantar. Para citar exemplos: Aline Barros e Leonardo Gonçalves são cantores cujo repertório muitas vezes demanda uma forma expansiva de cantar. Outros intérpretes, como João Alexandre e Regina Mota, tem a voz mais contida, como aquelas da MPB.

Fique entendido também que os cantores que apresentam esse contraste vocal entre si não são superiores uns aos outros, embora cada um tenha sua preferência pessoal. A personalidade de cada cantor, a percepção das exigências de cada canção e gênero musical, os registros de extensão de cada voz (se soprano, mezzo ou contralto, se tenor ou barítono), tudo isso faz parte da diversidade natural dos grupos religiosos.

Por outro lado, é difícil negar que, na igreja, há momentos no culto que requerem uma forma mais contida de cantar. O canto excessivamente teatral sobrecarrega a canção, a qual, geralmente, já apresenta elementos dramáticos na letra e na melodia. A atenção da congregação acaba sendo dirigida ao gestual, às expressões faciais exageradas, ao maneirismo vocal. Alguns precisam desenvolver a percepção de que há momentos na adoração em que o menos vale mais.

Atualmente, uma referência de muitos admiradores da voz são as cantoras norte-americanas. Não as cantoras do jazz, mas as estrelas do pop. As musas do momento são Mariah Carey e seus hiperagudos, Celine Dion e seus gorjeios apaixonados, Beyoncé e seus melismas dramáticos. Essas três cantoras, donas de um talento vocal insuspeito, são os rouxinóis inspiradores da filosofia “grito, logo existo”. As divas do american brega inspiram boa parte dos concorrentes anônimos dos concursos televisivos de cantoria.

Por mais divertidos que possam ser tais programas, e até mesmo reveladores de talentos genuínos, a insistência na fórmula agudo-melismático-meloso gera clones que satisfazem a audiência, mas produzem o mal do novo século: o maneirismo melodramático.

Não é difícil identificar o que é maneirismo vocal quando se percebe a diferença entre cantar “eu sei que vou te amar” e esgoelar “and I-I-I-I-I-I-I-I-I-I-I will always love you-U-U-U-U-U-U-U-U-U”. As novas gerações de espectadores se acostumaram a tal ponto com esse segundo modo de cantar que chegam a renegar os cantores que apresentam uma forma contida de interpretar.

Repito, não quero dizer que só exista uma forma adequada de cantar. No entanto, quando os fãs de música gospel assoviam e entram em histeria coletiva na hora em que seus cantores prediletos dão seus gritinhos apaixonados-por-Jesus, penso que é tempo de avaliar o quanto a interpretação excessivamente teatralizada tem contribuído para estimular um comportamento gospel cada vez mais semelhante ao das plateias de espetáculos pop. Além disso, as jovens congregações não estão criando expectativas de performance sacra com base em sua escuta de ídolos da música pop?

Comentários

AlineCMS disse…
Como é bom ler um artigo de alguém que pensa música de maneira rica e sensata! Puseste no papel, com breves mas esclarecedoras palavras, tudo o que tem invadido o mundo da música sacra, o qual não precisa ser preenchido por nada 'moderno', mas sim continuar sendo descoberto, tamanha a sua riqueza! Abraços.

Aline Martins, SC.
flor disse…
Lindo texto ^^sempre defendi a mesma tese!
Macro. Plural. Relevante.

Contido ou exuberante são formas para se chegar ao coração. Perfeito.

A voz deve anunciar, falar, pregar, emocionar, e, claro, apelar.

A música é uma “linguagem humana”, por isso, usa moldes interpretativos distintos para tocar a alma.

Assim como o ourives necessita de moldes para criar, os músicos, de igual forma, ministram a partir de modelos performáticos, situados no tempo, na geografia e na cultura.

Porém, a arbitragem estética será sempre mediada pela sensibilidade (estesia) espiritual.

O belo em essência é o ministrar com base na escolha sensata, equilibrada, sob égide do Espírito.

Magnífico.

Parabéns.

Jael Eneas
joêzer disse…
aline e flor, é bom saber que o texto motivou o comentário gentil de vocês.

mr. jael, vc disse "O belo em essência é o ministrar com base na escolha sensata, equilibrada, sob égide do Espírito". Isso é que é magnífico de dizer e fazer, não?
Brother e Amigo Joêzer, é verdade. O fazer é o grande desafio da vida.

O fazer, ou seja, o ministrar sob a égide do Espírito, somente é possível pelo Espírito.

A dicotomia atinge também aqueles que criam e interpretam. O pecado fez isto.

Mas, Deus está disposto a oferecer o dom do discernimento a todos aqueles que pedirem.

É Fantástico pensar em termos de dons espirituais.

Obrigado pelo texto e pelas ideias.

Super Abraço

Jael Eneas
Felipe Silvestre disse…
Brilhante texto meu amigo Joezer! Precisamos levar essa "visão" para as outras pessoas, e breve!
Unknown disse…
Vc ta certíssimo.As pessoas, cristãos mesmo, querem escutar boas musicas, q são boas aos seus ouvidos e, mtas vzs se esquecem de que n é musica, é LOUVOR, ADORAÇÃO, GRATIDÃO. Dai cantam o q é melhor p eles sem pensarem se com aquelas musicas estarão convertendo seus vizinhos e amigos ouvintes para o Senhor
Anônimo disse…
ótimo texto! acrescenteria ao texto a mesma nuance quanto aos oradores (pastores e não). o culto a personalidade é um problema, as vezes, além do personagem. e deveríamos pensar mais nisso...

edson

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n