Pular para o conteúdo principal

atrás do trio elétrico vai até quem renasceu

Nesse carnaval, a Igreja Batista Missionária da Independência não vai retirar-se das grandes cidades. Ao contrário, vai atrás do trio elétrico também. Mas do trio elétrico gospel, fique bem entendido. Quase mil "foliões de Jesus" vão sair no bloco Sal da Terra, com direito a abadá e muitos louvores de exaltasamba, digo, de exaltação.

A micareta "santa" descobriu que, para chegar junto da moçada de sensibilidade carnavalesca, é preciso usar as mesmas músicas que levam a galera a tirar o pé do chão! É só por uma letra santificada pra ter muita unção e... olha o carnacrente aí, geeente!

Já a escola de samba Pérola Negra, de São Paulo, vai adotar um tom até certo ponto reverente em relação aos símbolos e personagens bíblicos. É o que dizem os diretores da escola, que proibiram nudez e garantem que todo mundo vai estar vestido com figurinos de época. Com cinco carros alegóricos e 23 alas, serão representadas passagens da história de Abraão. E a letra do samba-enredo (confira aqui) é mais respeitosa e correta que muito axé-gospel por aí - inclusive, estaria sendo cantada em alguns cultos da Igreja Renascer.

No carnaval 2009, a sensação/controvérsia da vez foi a cantora Jake e sua canção Pó pará com pó. A moça sacudia a moçada na avenida com seu axé de letra edificante. A canção pretendia ser um instrumento de evangelismo e de combate às drogas (“pó pará cum pó aí”, traduzindo, pode ir parando de cheirar pó... aí). A cantora alertava que, em vez de cocaína, o melhor é tomar “uma overdose de Jesus” e, numa inesquecível metáfora, “injetar na veia o sangue que correu na cruz”. Onde estava essa música na hora em que Jimi Hendrix mais precisava dela?

Há uns 15 anos, a banda secular Asa de Águia cantava que “na casa do Senhor não existe Satanás, xô Satanás”. A canção, que satirizava as célebres sessões de descarrego e exorcismo de algumas igrejas, podia ser cantada por um grupo de axé gospel no carnaval, já que a letra "divertida" teria o mesmo efeito "divertido" sobre os foliões. Eventos de entretenimento de massa como micaretas e carnavais não são criados para estimular a reflexão crítica ou para promover mudanças de hábito.

Nesse vídeo do Carnatal, Ivete Sangalo e Jake cantam e sacolejam num trio elétrico. Dá pra perceber como as cantoras (mais os humoristas do Pânico na TV), o lugar, o espírito de brincadeira, estavam todos "contribuindo" para o nível de conscientização social, já tão alto e expressivo na letra da canção, né? 

Tragicômico é saber que podia ter gente se animando com pó ao som do pó pará com pó! Mas há um pessoal tão bem-intencionado que acredita que sua música terá força espiritual em meio a tanta folia e badalação.

Comentários

Éveni S. disse…
Quando eu crescer quero escrever igual você. rsrs
Brincadeiras à parte, parabéns pela sutileza humorística ao tratar de um assunto tão sério.
Angelo Repetto disse…
olha o carnacrente aí, geeente! hahahahahahahahahahahahahahaha

Quando eu crescer quero escrever igual você.[2]

You're the best...
joêzer disse…
valeu! quase acredito. rs
O povo não tem mais o que inventar né? colocar um bloco gospel na avenida é realmente... T E N S O!

PARABÉNS PELO ARTIGO, MUITO BOM MESMO!!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Um pipoqueiro. Isso não é música, tampouco cristianismo.
uma "coreografiazinha" na igreja com o coral de beca ao som de piano (música pop-gospel) [pode], dançar pra valer até suar com um "sambinhazinho" esquisito [não pode]?

pq só em uma das opções existe incoerência na sua opinião?

eu tb quero escrever igual vc [3]

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n