Pular para o conteúdo principal

jovens velozes + sons furiosos

[O site da revista Rolling Stone destacou uma pesquisa sobre música e velocidade no trânsito. Meus comentários sobre os resultados seguem depois].

Os adeptos do cooper sabem que não há nada como uma música agitada explodindo nos ouvidos para aumentar o pique da corrida. Não dá para ouvir canções calminhas ou você vai é querer voltar para a cama.

Agora, essa mesma lógica, quando aplicada a um motorista, pode ser perigosa. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela empresa fabricante de peças de automóveis Halfords, que entrevistou condutores para saber se o comportamento deles é afetado pela música que ouvem enquanto estão atrás do volante. 60 % dos participantes responderam que sim.

A análise continuou para saber quais faixas afetavam esse comportamento e o resultado foi o seguinte:

As mais perigosas
1 - Beastie Boys - "Sabotage"
2 - The Prodigy - "Firestarter"
3 - Papa Roach - "To Be Loved"
4 - Kanye West - "Stronger"
5 - Rachmaninoff - "Prelúdio em Dó Sustenido Menor"


Foi feita também uma lista de músicas tranquilas:


As mais calmas
1 - Vivaldi - "As Quatro Estações"
2 - Jack Johnson - "Breakdown"
3 - Adele - "Someone Like You"
4 - Coldplay - "Yellow"
5 - Fleetwood Mac - "Landslide"


Fonte: Rolling Stone Brasil (música + volante: perigo constante?)

*****
Nota na Pauta: a soma de música + volante pode ser perigosa. Mas apesar do trocadilho, não dá pra fazer uma ligação direta. Há outros fatores envolvidos, como: faixa etária - jovens entre 18 e 30 anos; consumo de álcool e outras drogas; pressa; velocidade; desatenção; desprezo pelo código de trânsito. Agora junte um grupo de alcoolizados velozes ouvindo sons furiosos. Aí é perigo constante. Principalmente se eles seguirem a letra da música que estão ouvindo. Confira alguns trechos:

Firestarter (a segunda mais "perigosa"): "eu sou o iniciador do problema, sou o perigo ilustrado, sou um incendiário" e assim a letra segue com o cara no maior orgulho de ser um detonador. Parece o hino do homem-bomba.

To be loved (terceira no Top Danger): "aumente o volume, eu quero ouvir você berrar, fique pronto para por o pé na tábua". Puro desejo de potência, porque no refrão ele entrega a carência: "Eu quero respeito, eu só quero ser amado". A levada é pauleira, mas a auto-estima é de dar inveja ao Restart.

Mas o perigo não é só rap e eletropunk. Até músicas lentas oferecem risco à segurança. A quinta colocada nada mais é do que o lento e doloroso Prelúdio em Dó Sustenido Menor, de Rachmaninoff. Entendo. Tem canções do grupo português Madredeus que na voz pungente de Teresa Salgueiro também deixa a gente pensativo e distante. E carro não é bem o lugar pra ficar pensando na morte da bezerra.

A ligação entre música e fisiologia humana às vezes é superestimada. Mas a despeito da importância dos fatores culturais e sociais envolvidos na escuta musical, essa pesquisa sobre música e velocidade no trânsito demonstra que nossa reação psicossomática (mente e corpo) imediata não pode ser menosprezada.

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Fiz questão de ouvir todas as 5 músicas 'perigosas'. Os vídeo-clipes são de bizarros à surreais. Essa do Rachmaninoff me assusta em algumas partes! rs

Quero mesmo uma música que me ajude a sair da cama de manhã! Sugestões? =)
joêzer disse…
Para levantar inspirado, "Assim falou Zaratustra", de Richard Strauss, pra gente pensar que está na aurora da humanidade.
Agora, se for pra levantar correndo, meu professor de regência dizia pra gente colocar "Acorda, Maria Bonita...".rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n