Pular para o conteúdo principal

o jornalismo esportivo de risos e lágrimas


Foi na década de 1970 que a TV Globo apresentou seu formato campeão de audiência no horário nobre. Um telejornal ensanduichado entre duas novelas. Primeiro, uma novelinha leve e bem-humorada, depois um telejornal de cara séria e, em seguida, um novelão dramático. Das sete às dez da noite, o espectador começava rindo e terminava chorando.

Atualmente, o jornalismo esportivo da TV Globo reproduz o modelo cômico-dramático das novelas. Thiago Leifert, no Globo Esporte, e Tadeu Schmidt, no Fantástico, não perdem nem a audiência nem a piada. O repórter Régis Rösing tem dado preferência a emocionantes e inspiradoras histórias.

Tudo bem que o Globo Esporte sempre foi leve e omisso e que a exibição dos Gols do Fantástico sempre esteve acompanhada de bom humor. Contudo, os gracejos de Thiago Leifert têm alvo fácil (talvez outros alvos sejam censurados pela produção). Ele guarda suas tiradas para atletas sem beleza física ou para a intimidade de celebridades do esporte. Mas não sobra uma farpa para os desmandos dos cartolas do futebol, por exemplo. Só tem piada para gols inacreditavelmente perdidos e quedas. Ele conseguiu o feito de tornar o Globo Esporte num programa do tipo “Os vídeos mais engraçados do mundo”.
 
Enquanto o Esporte Espetacular lançava a ridícula campanha do boneco João Sorrisão, Tadeu Schmidt apresenta a ainda mais ridícula Câmera do Beijo. No intervalo de uma partida de futebol, vários casais no meio da torcida são exibidos no telão do estádio e, ao se verem na tela, eles se beijam. Os comentários engraçadinhos ficam por conta do apresentador. Ah, sim, e também há esbarrões, tropeções e quedas.

Se esses fossem os únicos momentos de deboche e humor, vá lá. O problema é quando um programa esportivo inteiro só quer fazer cócegas no espectador.

Todos sabemos do esforço desmedido de um atleta brasileiro para conseguir chegar a uma medalha ou troféu. Louve-se a persistência desses atletas que superaram enormes barreiras. O repórter Régis Rösing  explora o drama desses atletas até que a matéria vire um novelão, com entrevistas emocionadas da família  e música de fundo. Música dramática, música triunfal. Parece uma reportagem sensacionalista do Gugu.

No entanto, nem a piada de Thiago Leifert nem a câmera indiscreta de Tadeu Schmidt nem o melodrama de Régis Rösing mostram a estrutura corrompida de clubes e federações ou investigam as razões gerenciais e esportivas que levaram o vôlei a ser uma potência olímpica e a seleção de futebol a estar fora do G-10 no ranking mundial. Copa do Mundo? Só alegria. Ricardo Teixeira? Foi embora. Por quê? Se quiser saber, leia os jornais ou veja na ESPN Brasil.

Os programas esportivos da Globo estão parecidos com a VideoCacetada do Faustão, que não é exatamente um programa jornalístico, e com a Zorra Total, que não é exatamente um bom modelo humorístico. Entre o dramalhão e a comédia, seu jornalismo esportivo está uma tragédia.

Comentários

Author disse…
Acho que TV Globo errou feio no nome que deu ao seu programa diário de esportes. A julgar-se pelo que se prioriza ali, em termos de conteúdo, o folhetim devia chamar-se "Globo Futebol"... e isso aplica-se igualmente às programações similares das demais emissoras.

Infelizmente, tenho que confessar que já fui um dos milhões de imbecis e iludidos no mundo que perdem anos preciosos de sua existência idolatrando esse esporte; e que, por "amor à camisa", acaba dando audiência e rendendo prestígio para essa corja de ladrões, corruptos e lavadores de dinheiro.

Quanto ao lamacento caso Ricardo Teixeira & FIFA, há este artigo interessante que foi publicado no blog do Estadão há algumas semanas. Vergonha total! Sem mais comentários.

http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2012/07/11/para-a-fifa-somos-todos-corruptos/
Alysson Huf disse…
já pensou em enviar esse texto para o Observatório da Imprensa?
joêzer disse…
Marcus,
o jogo fabuloso de Serena Williams e Victoria Azerenka na final do US Open mal mereceu 30 segundos de atenção. Menos tempo que o stand up do Tadeu Schmidt no Fantástico.

Alysson, boa ideia. Será que eles publicam um texto crítico de um músico falando de jornalismo? Vamos tentar.
Unknown disse…
Na realidade a Globo faz esse 'pastelão' jornalístico para se aproximar do povão mal formado/informado. Reforçam a idéia antiga - mas ainda viva - que amantes de futebol são ignorantes e sem senso crítico.
Por muito tempo a RG leva a pecha de elitista e fazedora de tv pra ricos. Esse 'arroubo' é pra desfazer o estigma. Ainda me lembro quando o Fantástico era só jornalístico e o Globo Repórter não era uma espécie de "Aventureiro Animal"...
joêzer disse…
É, Evanildo, a Globo fechou a conta e passou a régua no jornalismo da casa.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n