Pular para o conteúdo principal

o papa vai à periferia

Os movimentos do papa Francisco são acompanhados de perto pela mídia, pelos cristãos e pelas nações ocidentais sempre com muito interesse, ainda que os últimos papas tenham se destacado mais no campo da diplomacia política do que como vigilante moral do mundo. 

Não que os papas não tenham se preocupado com os rumos morais no Ocidente. Mas é reconhecidamente no pontificado de Francisco que se tem visto maior atuação em questões morais sociais e individuais.

Claro, vivemos num tempo em que as grandes questões ocidentais não estão na polarização ideológica da Guerra Fria, muito menos na polarização teológica de huguenotes e jacobinos. 

Por exemplo, no tempo em que o comunismo não era visto como opção ideológica, mas sim como ausência de moral patriótica e religiosa, o papa João Paulo II operou pouco discretamente para a derrocada do comunismo no Leste europeu. Até porque o papa era da Polônia, país bastante católico que depois de sofrer com o nazismo passou horrores com o comunismo.

Uma coisa, porém, era o irresistível apelo democrático e capitalista exportado pelos Estados Unidos via satélite. Outra coisa, era o apelo das comunidades “invisíveis” (a pobreza, a educação decadente, o tratamento aos imigrantes, o abandono das periferias). Essas questões espinhosas foram enfrentadas por alguns movimentos cristãos, como a Teologia da Libertação católica e o Evangelho Social protestante. Mas logo os adeptos perceberam que a igreja não iria se envolver de forma sistemática e institucional com essas questões.

Daí que a Teologia da Libertação e o Evangelho Social foram devidamente carimbados como movimentos de infiltração comunista. Pastores e padres envolvidos em causas sociais eram afastados de seus distritos ou paróquias. Isso foi nas décadas de 1960 e 1970, no auge das tensões políticas vividas em vários países sob ditaduras.

Naquela época, alguns tentavam casar marxismo com cristianismo; outros, desiludidos com a fé cristã, viviam sua ideologia como uma religião. 

Eis que surge o papa Francisco nomeando 20 novos cardeais (notícia aqui). Entre eles, cardeais da Etiópia, México, Vietnã e Mianmar. Somente um europeu e nenhum norte-americano.

Coerente com seu discurso contra a desigualdade de renda e a favor dos excluídos, o papa nomeou cardeais que operam alinhados ao seu pensamento. Nessa perspectiva, o símbolo do capitalismo selvagem, os Estados Unidos, e o símbolo da igreja elitizada, a Europa, são substituídos pelas regiões distantes dos grandes centros decisórios mundiais.

Mas se pode ver algo a mais. Entre os recém-nomeados cardeais, a maioria é proveniente de pequenas nações, em geral, pobres e subdesenvolvidas, e está envolvida com questões sociais, como o trabalho com imigrantes ou em zonas de extrema violência urbana. 

Mas é também nas periferias das cidades do chamado Terceiro Mundo que ocorre a expansão do pentecostalismo. As igrejas (neo)pentecostais têm se inserido com sucesso nas franjas urbanas e alcançado as malhas populacionais mais degradadas. O famigerado discurso da prosperidade não é o maior propulsor dessa expansão pentecostal; essas igrejas também são uma rede de proteção social, acolhendo os indivíduos marginalizados. Além disso, o sotaque popular e imediatista de suas práticas atrai grupos sociais que outras igrejas têm mais dificuldade para atingir.

Traduzindo as nomeações do papa: ele claramente se posiciona contra o envelhecido eurocentrismo e se direciona às periferias do mundo, tanto para enfrentar a miséria social quanto para competir com o avanço pentecostal.

Foto: Francisco e Bento XVI durante a cerimônia de nomeação de cardeais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n