Hacksaw Ridge é o título em inglês do filme de Mel Gibson que conta a história do socorrista adventista Desmond Doss, soldado americano alistado na II Guerra Mundial que se recusou a pegar em armas por objeção de consciência. Servindo entre 1942 e 1946, sua coragem para resgatar feridos o levou a salvar muitos companheiros de batalhão. No Brasil, o filme se chamará Até o Último Homem, e vai estrear nos cinemas em 12 de janeiro de 2017.
*****
Karolina e Monika, de Cracóvia, Polônia, passaram muito
tempo neste último mês em seu cinema local. Gêmeas adolescentes recém-batizadas (foto),
elas vestem camisas que lembram o uniforme que Desmond Doss teria usado na II
Guerra Mundial. Atrás da camisa está escrito "Desmond Doss salvou 75.
Jesus salvou a todos. Eu sou adventista como Desmond Doss - me pergunte mais".
Elas não estão sozinhas. Mais de 100 jovens adventistas em
cidades de toda a Polônia passaram o mês de novembro como voluntários nos cinemas,
na rua, em uma feira de livros e em exibições especiais do documentário sobre
Desmond Doss, "The Conscientious Objector", em suas igrejas locais.
O resultado? Pessoas já estão tendo estudos bíblicos com
pastores depois de assistir ao filme de Mel Gibson e pelo menos 100 foram a uma
Igreja Adventista pela primeira vez.
Tudo isso não aconteceu por acidente. Marek Micyk, diretor
de jovens da Igreja Adventista na Polônia, juntou-se ao consultor de relações
públicas Michal Rakowski e a um grupo de jovens para formular um plano que
pudesse maximizar o testemunho da igreja durante o lançamento do filme nos cinemas.
A equipe de Micyk traduziu a página da Wikipedia sobre Doss
para o polonês, que já foi visualizada 33.000 vezes nas últimas três semanas, sendo
o terceiro maior resultado da página sobre Doss no mundo, logo depois do inglês
e do francês. A equipe projetou um site de propriedade da igreja,
DesmondDoss (em polonês) que foi acessado 35.000 vezes por 8.500 usuários. Micyk está
mais orgulhoso da fanpage Desmond Doss PL no facebook, onde o infográfico mais
popular foi visto por 209.000 usuários. Muitos jovens adventistas poloneses
mudaram suas fotos de perfil do facebook para imagens do cartaz do filme e a
frase "Eu sou um adventista como Desmond Doss".
Voluntário adventista na Feira Internacional de Livros da Cracóvia
"É fantástico", afirma o pastor Marek Rakowski,
Secretário Executivo da Igreja Adventista na Polônia. "Um estranho
paradoxo é que em um país que é um dos mais católicos da Europa, falar sobre espiritualidade
e outras religiões é geralmente tabu. Este filme quebrou o tabu e deu a igreja
uma voz".
Essa "voz" chegou a níveis mais altos do que o
esperado tanto na Polônia quanto na Hungria. Em ambos os países, o distribuidor
de filmes entrou em contato com a Igreja Adventista pedindo ajuda para verificar
a precisão da tradução.
Não só os membros da igreja foram capazes de ajudar com uma
tradução precisa e uma compreensão de conceitos teológicos, como o sábado
bíblico do sétimo dia, mas a Igreja Adventista terá um spot de 15 segundos de
mídia antes da exibição do filme em cada cinema e um espaço em cada cartaz do
filme com seu endereço na web quando o filme estrear em 29 de dezembro. Os
líderes da igreja igualmente irão a duas mostras especiais para a mídia em
exibições VIP onde poderão falar sobre questões de liberdade e tolerância religiosas.
Tudo isto sem custo algum para a igreja.
"Em toda a minha vida como adventista do sétimo dia nunca
vi a nossa igreja ganhar tão boa cobertura na mídia", diz Marek Rakowski,
o secretário da Igreja Adventista na Polônia.
Durante uma pré-estreia especial na Polônia, designada
apenas para a imprensa, YouTubers e outros formadores de opinião, o porta-voz
adventista, pastor Andrzej Siciński, juntou-se a outros dois especialistas (um
comandante da unidade de contra-terrorismo aposentado e um padre católico), que
refletiram sobre o filme durante um painel de discussão.
Os adventistas também montaram um estande durante a exibição do
filme para a imprensa, distribuindo pendrives com materiais de mídia sobre Doss
e os adventistas. Isso levou Siciński a ser convidado para falar em outros programas
dos meios de comunicação.
Michal Rakowski está impressionado. "Se a Igreja
tivesse pago uma campanha publicitária deste tipo, usando a mesma mídia,
calculamos que custaria 180.700 euros! Esse é um preço que é totalmente
inacessível para os adventistas na Polônia, onde há apenas 5.820 membros em uma
população de 38,5 milhões".
Róbert Csizmadia, Secretário Executivo da Igreja Adventista na Hungria, disse que em meio a "tanta guerra, inimizade, terrorismo e pessoas verdadeiramente com sede de paz e amor, temos algo positivo a oferecer".
*****
Traduzi daqui: SpectrumMagazine e AdventistMission
Veja também: desmonddoss.com.br
Comentários